terça-feira, 13 de julho de 2010

Leandro - 162: trabalhador e socialista para o Senado

A vida sindical de Leandro começou em 1991, ano em que foi eleito pelos seus companheiros para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Servidor da Petrobras desde 1987, atualmente ele é diretor do Sindipetro, uma das entidades mais ativas e ponta de lança na luta em defesa dos trabalhadores.

Esse dirigente sindical comunicativo e de riso fácil tem um histórico de militância de impor respeito. As primeiras manifestações e lutas políticas se desenharam ainda no movimento estudantil. Cursou Química e História na Universidade Federal de Sergipe. Nessa época, fez parte de duas gestões do Diretório Central dos Estudantes (DCE) ao lado de ativistas de renome do PT, partido do qual também fez parte até 1992, quando rompeu para ajudar na fundação do PSTU em Sergipe.

O candidato da dupla de senadores do PSTU traz em sua bagagem um histórico de lutas que remonta o período em que fez parte da construção da CUT e da FUP. Mas, como essas entidades deixaram para o passado a independência diante do governo e dos patrões, Leandro, assim como tantos outros lutadores e lutadoras, reagiu e ajudou a construir a Conlutas e, recentemente , a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Leandro tem 47 anos de idade e já foi candidato a vereador e a prefeito da cidade de Laranjeiras pelo PSTU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário