Outubro de 2008. Pela primeira vez em sua história, a reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) era ocupada por estudantes. Dentre esses, um jovem do curso de Jornalismo despontava como um dos mais dedicados ativistas. Foram doze dias que ficaram gravados na memória do movimento estudantil sergipano. Ao final dessa intensa batalha contra a reitoria, vitória. Reivindicações atendidas e ânimo renovado para os lutadores e lutadoras.
Zeca Oliveira é parte da nova geração do movimento estudantil que está nas ruas e praças em defesa da expansão universitária de verdade e com qualidade. Eleito delegado pelos estudantes da UFS, foi um dos fundadores da Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL), entidade que protagoniza atualmente as principais lutas da estudantada brasileira.
Estreante em eleições, o servidor público estadual e graduando do curso de Jornalismo, UFS, de apenas 22 anos de idade se apresenta como alternativa socialista para a juventude e os trabalhadores sergipanos. As portas de fábrica também não lhe são estranhas. Participou ativamente das recentes lutas operárias, a exemplo da greve nacional de cinco dias dos petroleiros, no fim de 2009. O diferencial de sua candidatura é a defesa da aliança entre trabalhadores e estudantes.
Militante do PSTU desde junho de 2008, Zeca Oliveira atualmente é membro da Direção Estadual do Partido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário