sexta-feira, 9 de julho de 2010

Toeta - 16.016: o petroleiro de luta para deputado estadual

Stoessel Chagas Nunes, esse é o nome do popular Toeta. Aos 50 anos de idade, trabalha no Pólo de Atalaia e é referência para os petroleiros do efetivo Petrobras e para os petroleiros terceirizados. Dirigente do Sindicato dos Petroleiros de Sergipe e Alagoas, é um operário do chão da fábrica, firme em suas posições e aguerrido nos embates.Toeta é conhecido pelo jeito particular de conduzir a luta e por criar frases que ficam na cabeça do “peão”, tais como, “patrão não tem coração, tem cofre”. Um dirigente sindical que não se vendeu e continuou ao lado classe trabalhadora.

Rompeu com a CUT, junto com o seu Sindicato, para construir a Coordenação Nacional de Lutas (CONLUTAS). Também foi um dos fundadores da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). As entidades sindicais que no passado organizaram a luta dos trabalhadores em nosso país(CUT, FUP etc.) transformaram-se em correia de transmissão do governo no movimento sindical. Toeta optou pela independência e autonomia do sindicato diante qualquer governo e patrão.

Em 2006, Toeta foi candidato a governador e, nas últimas eleições municipais, candidato a vereador em Aracaju. É membro da Direção Estadual do PSTU e milita na organização desde 2004.

Um comentário:

  1. Olá Vera estamos juntas outra vez, Toeta ja era sua fã e depois do passeio das carroças fiquei sua fã mais ainda

    Muito BEIJOOS

    ResponderExcluir